Queijo: conheça mais sobre a obra prima da gastronomia francesa

Friozinho chegando no Brasil e logo pensamos em uma boa taça de vinho acompanhada de um queijo saboroso e suculento. Essa cultura que abraçamos deliciosamente é de origem francesa. A França possui uma rica história sobre esse derivado do leite e são considerados os maiores consumidores e fabricantes dessa iguaria no mundo. São mais de 300 tipos no país desde os frescos aos curados, com ou sem mofo, de massa cremosa ou dura, aromáticos, picantes e adocicados.

 

É tanto queijo que um ex-presidente francês, o de Gaulle disse uma vez: “Comment voulez-vous gouverner un pays où il existe 258 variétés de fromage?.”

Relação dos franceses com o queijo

Os franceses consomem o queijo durante uma refeição ou até mesmo nas sobremesas, em pratos frios e nos quentes como a Raclette ou Fondue, acompanhado de vinho tinto e de pão. Em média um francês come cerca de 24kg de queijo ao ano. Parece muito, mas cada região têm os seus próprios queijos e com variados tipos de fabricação diferenciando em sabor e textura, o que fica difícil não querer experimentar e levar para casa.

 

Algumas pessoas estranham o cheiro de certos queijos franceses ou desconfiam da aparência mofada. O Camembert (região da Normandia) é feito de um fungo branco, o mesmo que dá origem à penicilina. Em contato com o ar, o fungo se desenvolve na casca e protege a massa que tem no interior. Junto com o Brie, queijo branco e com o interior cremoso, são os mais consumidos na França.

 

Queijos famosos

 

São mais de 50 queijos com o selo D.O.C (Dénomination d’origine contrôlée), entre os quais, o famoso Roquefort, de leite de ovelha fabricado na região de Aveyron. Tem um sabor delicado, mas picante e a massa com o miolo de pão bolorento, o que aparenta características esverdeadas.

 

Já os de Chèvres são macios e feitos de leite de cabra, com opções maturadas e temperadas. O Comté é de leite de vaca, prensado e duro, parecido com o suíço Gruyère, ótimo quando derretido. E o Cantal é curado, aromático e duro, típico da região de Auvergne e conhecido como o queijo ralado mais consumido pelos franceses.

 

E como comprar queijo? Visitei uma Queijaria, ou melhor, uma Fromagerie. Ative o seu francês comigo no vídeo abaixo.

 

E não deixe de me seguir no Instagram e Youtube para ficarem por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa!

 

Bisous!

 

Elisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Mais Acessados