Filósofos franceses mais conhecidos mundialmente: você sabe quais são?

Os filósofos franceses mais conhecidos mundialmente: você saberia dizer quais são?

 

Desde a sua formação, a França é um dos centros mundiais que reúnem pensadores dedicados buscando entender nossa sociedade. Os filósofos franceses têm marcado o debate sobre o tema desde 1500, com a abertura do que chamamos hoje de pensamento moderno.

 

As diferentes vertentes da filosofia produzida na França mostram uma grande diversidade e são formas interessantes de estudar a mentalidade social em cada época.

 

Listei alguns filósofos franceses mais conhecidos no mundo e que são referências para várias linhas de pesquisa.

Montaigne

Michel de Montaigne (1533 – 1592), foi o responsável por um novo gênero, que unia literatura e filosofia: o ensaio pessoal. Em 1580 publicou sua maior obra, Os Ensaios, na qual ele explora os vastos campos de seu próprio pensamento. Consegue unir reflexões sobre os temas mais clássicos e elevados ao lado de pensamentos sobre coisas mundanas.

Descartes

 

René Descartes (1596 – 1650) foi o responsável por inaugurar o racionalismo e a filosofia moderna. Suas pesquisas não estavam apenas no campo das ciências humanas, pois também teve influência no avanço da matemática, física e medicina.

 

Até hoje, Descartes é famoso por sua citação mais conhecida: cogito, ergo sum” (penso, logo, existo). Foi a partir dessa expressão que ele sintetizou sua reflexão filosófica, explicando que apenas a partir do pensamento humano seria possível comprovar nossa existência. Sua obra  mais conhecida é Discurso do Método.

Voltaire

 

François-Marie Arouet, mais conhecido pelo seu pseudônimo Voltaire (1694 – 1778) foi filósofo iluminista francês. Ele começou a ficar conhecido ao produzir. Famoso por sua ironia e pelas sátiras que fazia contra a monarquia e a nobreza, foi condenado e preso na Bastilha, maior prisão francesa, usada contra os dissidentes do regime.

 

Após o período no cárcere, ele ficou exilado por 3 anos na Inglaterra, onde conheceu as obras de Isaac Newton, Francis Bacon e Jonh Locke. Até hoje ele é reconhecido por sua contribuição fundamental à doutrina liberal.

Rousseau

 

Jean-Jacques Rousseau (1712 – 1778) não entraria na lista, por ter nascido na Suíça, mas sua teoria está ligada à Revolução Francesa.  Sua obra foi lida pelos principais líderes do movimento que derrubou a monarquia, entre eles Robespierre.

 

Seus livros ficaram conhecidos por fazer uma defesa da liberdade e da igualdade entre os homens.  Segundo o filósofo, o homem é bom por natureza e o que o corrompe é a própria sociedade.

Simone de Beauvoir

 

Simone de Beauvoir (1908 – 1986) foi uma formuladora da teoria do existencialismo e também a mais importante filósofa do século passado. Sua reflexão colocou uma lupa sobre as relações de gênero em nossa sociedade. Seu livro O segundo sexo se tornou uma das obras fundamentais para entender o movimento feminista pela igualdade. 

Guy Debord

 

O filósofo e sociólogo Guy Debord (1931 – 1994) foi um dos principais teóricos a formular uma tese completa sobre a sociedade do espetáculo. Na esteira dos eventos de maio de 1968, revolta estudantil e operária na França, seus escritos influenciaram bastante o movimento.

 

Para Debord o conceito de espetáculo está relacionado à expressão da ideologia em todas as esferas da vida, relação entre imagens que faz a intermediação de uma relação entre homens.

 

Quais desses filósofos você já leu alguma obra e estudou as teorias? E faltou algum filósofo aqui? Escreva em francês aqui nos comentários! 

 

Quer ir além no aprendizado?

 

Me siga no Instagram e YouTube para ficar por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa!

 

Bisous!

 

Elisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Mais Acessados