Curiosidades sobre o Castelo Chenonceau no Vale do Loire

Você também é fascinado pelas histórias e belezas dos castelos? Se sim, então vai gostar de saber sobre o Castelo Chenonceau, considerado um dos mais bonitos Châteaux do Vale do Loire.

 

Châteaux do Vale do Loire

 

Esse monumento, construído e administrado por mulheres, é conhecido como o Château des Dames. Suas proprietárias foram Catherine de Médicis (viúva de Henri II), Diane de Poitiers (amante do rei Henri II), Louise Dupin (recebia no castelo toda a elite intelectual do século 18), Simone Menier (transformou duas galerias do castelo em hospital para os feridos da guerra 1914).

 

Preservado de conflitos e guerras, Chenonceau é decorado com tapeçarias nobres, pinturas sofisticadas e móveis antigos. É privado e pertence à família Menier (dos chocolates Menier, hoje propriedade da Nestlé).

 

Inspiração

 

Chenonceau encontrou sua inspiração na ponte Vecchio de Florença. Por isso sua localização atravessa o rio Cher. O castelo possui uma harmonia entre a natureza e uma arquitetura admirada pelo mundo todo.

 

Caso visite o castelo, não deixe de admirar o Jardim Catherine de Médicis e o Jardim Diane de Poitiers, exemplos da arte renascentista. É interessante também o labirinto italiano, situado no interior de um bosque.

 

Comida e Arte

 

Chenonceau cultiva a arte dos bouquets. Todas as peças do castelo, são decoradas com imensos bouquets montados pelos floristas, com as flores colhidas nas reservas do parque.

 

O castelo possui o restaurante Orangerie – um local agradável, principalmente na primavera e no verão com suas mesas externas; e uma creperie. Os visitantes, podem fazer piquenique no parque do castelo e duas áreas estão disponíveis, sendo uma delas coberta.

 

Durante o verão…

 

O castelo é visitado durante o dia, mas no verão, os jardins podem ser visitados durante a noite. A visita dos canteiros iluminados é acompanhada pela música de Arcangelo Corelli, mestre do classicismo italiano.

 

A visita no Chenonceau é feita rapidamente, dentro de um circuito dos principais castelos do Vale do Loire, mas se você tiver tempo, conheça com calma para não perder nenhum detalhe.

 

O momento certo…

 

Chegue em torno das 10h e visite o monumento orientado pelo folheto entregue na entrada. Se preferir, use o áudio guia ou o Ipod encontrados na recepção.

 

Em torno das 11h15, descubra a Galerie des Dômes e o Jardim Verde (Jardin Vert). A Galerie des Dômes se transformou em hospital militar durante a guerra de 1914/1918.

 

Hoje é um espaço em homenagem aos heróis. 12h, pausa para o almoço. Depois do almoço, caminhe nos jardins Catherine ou Diane.

 

Como chegar

 

Trem: não existe trem direto de Paris até o castelo. Pegue o trem até Amboise e de lá carro ou ônibus regional para Chenonceau. A viagem de trem até Amboise dura cerca de 1h20.

 

Carro: a viagem tem cerca de 2h30, passando por Orléans, Blois e outra cidades menores. Belo passeio pela região do Vale do Loire.  

 

Já conheceu Chenonceau ou outro castelo na França? Escreva em francês aqui nos comentários!

 

E se quiser saber outras curiosidades, sugiro que você conheça um pouco mais sobre a Bélgica, um país francófono encantador e que pode ser o seu próximo destino de viagem!

 

Quer ir além no aprendizado?

 

Me siga no Instagram e YouTube para ficar por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Mais Acessados