Como pensar em francês vai te ajudar a aprender o idioma?

Um das melhores formas de aprender a língua francesa é, literalmente, pensar em francês. No começo, isso pode parecer estranho, certo? Mas diferente do que você pode imaginar, condicionar o seu cérebro a pensar em francês irá te ajudar muito mais do que atrapalhar. Digo isso pois um dos maiores problemas que alunos de língua estrangeira enfrentam é a dificuldade de traduzir o que foi pensado para a língua estrangeira. Muitas vezes, quando isso acontece, o aluno fica travado na hora de conversar com alguém ou até mesmo no próprio ensino. Pensando nisso, resolvi escrever esse texto para você com algumas dicas para botar em prática a ideia de pensar em francês.

 

Assista a filmes em francês (com legenda em francês)!

 

Apreender vocabulário, entonação e construções gramaticais é essencial para o aprendizado do francês. E isso é um exercício que você faz enquanto assiste a um filme em francês ou ouve a letra de uma música. Procure refletir sobre o que os personagens e autores querem dizer com cada fala e internalize cada vez mais aspectos da língua dessa forma.

 

Leia textos e notícias para aprender francês no dia a dia

 

Outra maneira de aprender o francês e reforçar o vocabulário exposto nas aulas, é ler diariamente temas do seu interesse. Enquanto lê, procure pensar sobre a pronúncia e a forma de leitura de cada frase escrita. Esse exercício faz com que sua leitura fique afiada, ajudando também na pronúncia e na compreensão dos textos.

 

Experimente criar diálogos em francês em sua mente

 

Sim, eu sei que isso parece estranho e provavelmente você vai sentir vergonha de reproduzir esses diálogos oralmente. Mas acredite, essa é uma ótima forma de condicionar o seu cérebro a pensar em francês! E de quebra, você ainda treina a fala. Aproveite todo o tempo vago para treinar seu francês, seja no carro, no ônibus, ou até mesmo quando estiver caminhando. Nesses momentos, experimente criar em sua mente os diálogos aprendidos. Além disso, também é uma forma de fixar o vocabulário e as lições de gramática. E o que é mais importante: não se preocupe com erros!

 

Evite traduzir simultaneamente

 

Uma coisa que nos impede de ter fluência efetiva no idioma é o hábito de traduzir todas as palavras que temos contato. Pense em um contexto de fala em português: não é preciso compreender cada uma das palavras ditas para ter uma conversa com alguém. É possível explicar de outras formas, compreender significados por meio do contexto, da entonação, etc. Isso também é verdade no francês! Por isso você deve pensar em contextos de comunicação quando estiver treinando a língua em sua mente. Reflita sobre sua entonação e nas expressões faciais referentes a cada frase.

 

Visualize uma conversa imaginária

 

Nosso cérebro é uma máquina extremamente poderosa e criativa. Muitas vezes, imaginar algo tem o mesmo efeito que experimentar essa situação no mundo real. É justamente nesse ponto que o conceito de visualização pode ajudar alguém a aprender um idioma como o francês.

 

Quando estiver no trânsito, ou sozinho em casa, experimente viajar para outro lugar (Paris, ou Québec, por exemplo). Imagine como são as ruas, os aromas, os sotaques dos nativos. Todas essas informações ajudam o seu cérebro a contextualizar uma conversa imaginária em francês, de forma incrivelmente real. Seu poder de memorização acaba ficando mais aguçado dessa maneira.

 

O que você achou sobre esse método para aprender francês? Escreva aqui nos comentários! E não esqueça de me seguir no Instagram e Youtube para ficar por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua e literatura francesa!

 

 

Bisous!

 

Elisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Mais Acessados