Bolsa de estudos: como conseguir uma bolsa para estudar na França?

Se você é um estudante, provavelmente já deve ter procurado por bolsa de estudos no Google para ver o que aparecia, certo? E provavelmente tenha saído “bolsa de estudos na França” na sua pesquisa. Você sabe por quê? Bem, o país costuma ser um dos principais destinos por causa da variedade de Universités e Écoles. Até divulgaram uma alteração nas taxas de admissão para estudantes estrangeiros, mas essa medida também veio acompanhada de um incentivo maior do governo francês para as bolsas de estudo. E você, assim como uma boa parte dos demais brasileiros, vive se perguntando como conseguir uma dessas bolsas por lá?  Vou dar algumas dicas, mas não se esqueça que além de continuar focado no estudo do idioma, é preciso tempo, insistência e paciência.

 

Quanto custa estudar na França?

 

Desde o começo do ano, estudantes que não possuem passaporte europeu, pagam entre 2700 e 3700 euros por ano para estudar na França. Para quem tem passaporte europeu, os custos seguem baixos, com preços de menos de mil euros por ano.

 

Para ficar mais claro, irei separar algumas bolsas que os brasileiros mais concorrem.

 

Bolsas de estudo na França

 

Bolsa Eiffel

 

Promovida pelo governo francês, a Bolsa Eiffel se tornou um dos programas mais buscados pelos estrangeiros. O auxílio chega a 1.181 euros para o Master e de 1.400 euros para o Doutorado. Podem concorrer, alunos dos cursos de direito, economia e gestão, ciências políticas e engenharia. O processo seletivo de 2020 foi encerrado em janeiro. Em geral o edital é lançado sempre no segundo semestre e os candidatos tem 3 meses para apresentar sua candidatura juntamente com a instituição escolhida. O procedimento de inscrição é controlado pela universidade e pelo Campus France de Paris.

 

Bolsa Victor Hugo

 

As inscrições para a Bolsa Victor Hugo acontecem no começo do ano. O programa é voltado para estudantes latino-americanos, que pretendem realizar mestrado na Université de Franche-Comté (UFC). Com duração de 12 meses, ela garante o pagamento de taxas de matrícula, quarto em uma residência universitária, conexão à internet e duas refeições por dia em um restaurante universitário. Os candidatos devem estar matriculados em uma das universidades parceiras da UFC. São elegíveis, todos os estudantes de graduação que se formaram ou se formarão nesse período, bem como estudantes de mestrado.

 

Bolsa Paris-Saclay

 

Criada em dezembro de 2014, a Université Paris-Saclay reúne 19 instituições entre universidades, grandes écoles e centros de pesquisa. Esse centro integrado de ensino lançou uma nova bolsa de estudos para cursos em vários campos de pesquisa. A Bolsa de Master Paris-Saclay tem o valor anual de 10.000€ e cobre até 1.000€ de despesas com viagem e visto. Para concorrer é necessário ser aprovado em um dos programas de mestrado em algumas de suas instituições. A candidatura pode ser feita online no site da Universidade e os dossiês dos candidatos devem ser submetidos na data estipulada.

 

Bolsa de Master IDEX Grenoble

 

A Bolsa de Master IDEX (Initiatives d’Excellence), promovida pela pela Université de Grenoble Alpes, é destinada a estudantes estrangeiros. As formações oferecidas pela instituição abrangem todas as áreas do conhecimento e a candidatura possui diferentes prazos. Para receber a bolsa é necessário também ter sido aprovado em um curso de mestrado na universidade. O procedimento de candidatura é realizado pelo Campus France Brasil e o resultado da aplicação para a bolsa de estudos é divulgado junto com a aprovação no curso.

 

Bolsa Émile Boutmy

 

O programa de bolsas Émile Boutmy é destinado a estudantes estrangeiros que desejam seguir cursos de graduação e pós-graduação na Sciences Po, um dos mais respeitados centros de estudos sociais e políticos do mundo. O processo de candidaturas é feito online no começo do ano. Para o Master e para a graduação é possível se candidatar também no mesmo período do primeiro semestre. Devem ser anexados documentos de comprovação de renda e certificados de proficiência do idioma. As bolsas de graduação variam entre 3 mil e 12,3 mil euros por ano, podendo chegar a 19 mil euros pelos três anos de formação. Para o mestrado, a bolsa pode ir de 5 mil a 10 mil euros por ano.

 

Atenção! Os editais de bolsa de estudos nas universidades francesas, geralmente exigem proficiência em língua francesa. Aproveite o estudo para se programar e fazer bonito na França. Qual bolsa de estudo você gostaria ou pretende concorrer lá no país? Escreva aqui nos comentários!

 

Aproveite para me seguir no Instagram e Youtube para ficarem por dentro de vários conteúdos incríveis sobre como estudar na França!

 

Bisous!

 

Elisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Mais Acessados