Aprendendo Francês com Avec Elisa: Québec e suas curiosidades

Quebec, conhecido como a Europa na América do Norte,  é um dos destinos mais escolhidos junto com a Bélgica quando pensamos em viajar para algum lugar francófono. Pensando nisso, resolvi separar para vocês algumas curiosidades sobre essa província tão bela e incrível que vocês podem ter o prazer de conhecer caso saibam falar francês.

Quebec

 

Caso você não esteja muito familiarizado com Quebec e queira saber algumas curiosidades, é importante ter em mente os dados básicos. E quais seriam eles? 

 

O primeiro dado que precisa ter em mente é que Quebec não é um país, mas uma província do Canadá. E sendo maior província do Canadá  com cerca de 8 milhões de habitantes, o território se divide em 21 regiões turísticas. Além disso, existe um apelido carinhoso entre seus moradores: la belle province.

Idioma

 

Esse apelido já nos dá uma ideia de qual é a língua falada em Quebec. Apesar de quase ter sido uma colônia do Reino Unido e posteriormente dos Estados Unidos em 1759, a língua oficial e predominante é o francês.

 

Um detalhe super interessante é que assim como existe a diferença entre o português de Portugal e o português do Brasil, acontece a mesma coisa com o francês de Quebec e da França.

 

A estrutura da língua e a gramática são as mesmas, contudo, o modo de falar e algumas expressões são bem diferentes. Um excelente exemplo é a forma como eles falam melancia em francês.

Provincia Quebec e Capital Quebec

 

Algo que a maior parte das pessoas confundem é a província francófona no Canadá e a capital dessa província, pois ambas tem o mesmo nome: Quebec. A diferença é que em francês podemos chamar a capital de Ville de Québec e em inglês Quebec City.

 

A maior comunidade francófona da América do Norte

 

Pode ser um choque para alguns, mas Quebec é de fato a maior – e mais antiga! – comunidade francófona da América do Norte. Alguns dados apontam que mais de 95% da população tem o francês como língua oficial. Enquanto isso,  Montreal concentra a segunda maior população francófona – pasmem! – do mundo! Incrível, não é?

Cerveja

 

Assim como a Bélgica é fascinada por cerveja, Quebec não fica muito atrás! Existem mais de 3000 cervejas artesanais com sabores únicos sendo produzidas na província e se você quiser degustar um pouco dessas iguarias, basta participar de uma excursão gastronômica que acontece em Montreal. 

 

Mas não vá pensando que por serem fascinados por cerveja, você pode sair bebendo em público! Em Quebec, é proibido beber em público.

 

É claro que existem as exceções, como por exemplo estabelecimentos que tem autorização para comercializar bebidas alcoólicas. Ou parques, quando as pessoas levam uma refeição para comerem junto.

Poutine

 

Para você pode parecer apenas mais uma batata-frita, mas para os Quebecois Poutine é Potuine. Um prato extremamente tradicional do Canadá que teve origem em Quebec – e eles amam falar disso, é o orgulho deles!  Se alguém comparar o Poutine de Quebec com o das outras províncias…Vamos apenas dizer que eles não vão gostar nem um pouquinho!

 

Se você não sabe o que é um Poutine, eu te explico agora mesmo: Poutine é um prato que  basicamente tem batata frita, molho e coalhada. Apesar de nunca ter experimentado, muitos dizem que é extremamente saboroso!

Château Frontenac

 

Diferente dos castelos da Bélgica, o Château Frontenac é, na realidade, um grande e belo hotel. Construído em 1893, é uma das atrações mais famosas da cidade e da própria província. Localizado no topo da colina onde está a cidade Alta de Quebec, muitas pessoas fazem um tour pelo castelo e ele é até mesmo um dos cartões postais da cidade de Quebec.

 

Gostou do conteúdo de hoje? Se sim, deixe o seu comentário aqui embaixo! E se você quiser saber mais sobre Quebec ou sobre o Canadá, recomendo que veja a minha live com o Daniel Braun.

 

Outra dica muito interessante é ler sobre o Arco do Triunfo na França ou descobrir mais sobre a República do Mali!

 

Quer ir além no aprendizado?

 

Me siga no Instagram e YouTube para ficar por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa!

 

À la prochaine,

 

Elisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Mais Acessados