Comidas exóticas na França: quais você conhece?

Você é do tipo que adora experimentar sabores e se aventurar na gastronomia? E em comidas exóticas? A culinária francesa é conhecida e consumida no mundo todo e até virou patrimônio cultural da humanidade. Em geral, os queijos e vinhos franceses são referência de qualidade, por exemplo, mas a gastronomia do país vai muito além. Selecionei alguns pratos exóticos e curiosos muito consumidos na França e que causam estranhamento aos brasileiros!

Boudin Noir

 

De imediato esse prato pode não parecer tão esquisito, pois é apenas uma linguiça. No entanto, essa iguaria é produzida com sangue de porco – motivo da sua coloração escura – podendo ou não levar carne e gordura do animal. Também é bastante comum em outros países, como a Espanha, e chega a ser encontrada no Brasil com certa facilidade, onde às vezes é chamada de chouriço.

Escargot

 

O caracol é um prato bem comum na França, geralmente encontrado como entrada nos menus. O molusco por si só não tem muito gosto, mas faz sucesso quando consumido com um molho à base de alho e ervas.

Cavalo

 

Por aqui esses animais não costumam ser vistos na cozinha, mas a carne de cavalo é uma das proteínas mais comuns na França. Além de consumida de forma similar à carne de boi, ela pode ser ingerida crua, defumada ou usada para fazer almôndegas, mortadela e salsicha, por exemplo.

Coelho

 

É uma iguaria encontrada em muitos restaurantes cheios de estrelas Michelin na França. No Brasil, já se pensou em criar campanhas para estimular o consumo da carne de coelho, mesmo com os baixos custos de produção. Na França, o animal é servido de diversas maneiras, sendo o mais conhecido o lapin à la moutarde.

Cabeça de vitela

 

A tête de veau é um dos pratos principais dos bouchons lyonnaises, restaurantes típicos da região de Lyon. É uma carne da cabeça da vitela, o que inclui o cérebro, a língua e a carne da bochecha. Geralmente é servida acompanhada de molho e batatas.

Coxas de rã

 

O estranho é a forma como costumam ser servidas. Se ao pedir a refeição restava algum receio quanto a escolha, ele não vai passar na hora que a comida chegar, pois as perninhas do animal são decoradas de forma a não deixar dúvidas sobre o que está na sua frente.

Pombo

 

É um prato típico da região da Aquitaine, no sudoeste da França, onde o guisado de pombo é comido principalmente no outono. Mas é importante ressaltar que os animais consumidos são criados em cativeiro e não são os mesmos que encontramos na rua, d’accord?

 

E aí, vai encarar essas comidas exóticas? Escreva em francês aqui nos comentários quais desses pratos já experimentou ou cite outra comida que achou mais exótica que tudo isso! Para saber mais, me siga no Instagram e Youtube e não fique por fora de nada!

 

Bisous!

 

Elisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Mais Acessados