Curiosidades da França: a origem dos nomes das comidas francesas

Se você é como eu, quando lê “curiosidades da França” em algum blog, já sente o dedo coçar para clicar no link, certo? Isso porque a França é um país fascinante com várias curiosidades bem interessantes!

 

Uma delas é a gastronomia francesa. A gastronomia francesa é um atrativo turístico além dos monumentos, da arquitetura, da rica história do seu povo e da beleza indescritível. Quem visita o país se depara com experiências únicas. São diversos pratos famosos pelo mundo e alguns mais característicos em determinadas regiões.

Pensando nisso, resolvi lançar uma questão para você: provavelmente você conhece os pratos mais famosos da França, mas você sabe como surgiram os nomes de tantas comidas apetitosas? O vocabulário gastronômico francês é muito amplo e com derivações variadas. Vem comigo conhecer as curiosidades da França versão culinária:

Croquette

 

Do verbo croquer, que em francês significa mastigar ou morder, o croquette deriva do verbo por ter uma casquinha bem crocante, que sonoramente combina com o ato de mastigar e sentir o alimento “estalar na boca”. É servido frito e o recheio pode variar bastante, desde batatas com queijo até carnes.

 

Soufflé

 

A massa aerada, tem a ver com o termo francês souffler, ou seja, soprar, respirar. A textura leve depende de como a clara em neve é preparada, que deve ser muito bem batida para que não perca o ar ao sair do forno, e assim acabe murchando. O suflê, como é chamado no Brasil, pode ser comido doce ou salgado.

 

Canapé

 

A palavra, em sua origem, remete a uma peça de mobiliário, o sofá, da época do rei Luís XIV. Já o tira-gosto canapé, que é em uma pequena fatia de pão ou torrada onde se coloca alguma iguaria, derivou desse termo por ser pequeno e não necessariamente ter de ser comido à mesa, mas sim na sala de estar. 

 

Quiche aux Champignons

 

A palavra vem do alemão küchen, que significa bolo ou torta. Surgiu na França no século XVI, na cidade de Nancy. Já o champignon é um tipo de cogumelo bem presente em território francês. O champignon de Paris, por exemplo, é o mais consumido no mundo e bem popular no Brasil.

Croissant

 

Do francês, croissant quer dizer crescente, e o formato do pão é em meia-lua. O croissant é o queridinho das boulangeries, famoso pela sua massa folhada e amanteigada, que desmancha na boca. A rainha Maria Antonieta foi quem introduziu essa delícia na França, que é originalmente de Viena, também sua terra natal. 

 

Mousse

 

Bem leve, assim como o soufflé, mousse significa espuma em francês, e sua consistência é mesmo bem parecida, tanto que é conhecida como “sabor da nuvem”. Pode ser preparada doce ou salgada e também usada como complemento em alguns pratos.

 

Fondue

 

Somente o nome é francês, pois o prato é tipicamente suíço. Normalmente é feito de queijo derretido, que antigamente era colocado e fundido em grandes quantidades em um caldeirão. Quando os franceses decidiram aproveitar a ideia de banhar pães em queijos quentes, veio o nome fondu, ou seja, fundido em francês.

 

Crème brulée

 

O símbolo do doce é a sua crosta de açúcar, que permanece por cima do creme e é queimada com um maçarico para que fique dourada e crocante. O nome tem sua origem dessa etapa, que quer dizer creme queimado em francês.

 

Petit-gâteau

 

Na França, é conhecido como moelleux au chocolat, mas petit-gâteau, significa “pequeno bolo” em francês. Já a origem da receita é americana e é servido com um sorvete.

 

Baguette

 

No francês se traduz como pão fino e comprido. Deriva da palavra italiana bacchetta, ou seja, bastão ou vareta. O formato longo e fino desse pão, que pode atingir até 60 centímetros, e é um dos mais procurados na França. Muitas pessoas caminham pelas ruas do país com uma baguette debaixo dos braços e uma garrafa de vinho para o jantar.

 

Très curieux! Quais dessas delícias você adora? Escreva em francês aqui nos comentários!

 

Bisous!

 

Elisa

E não deixe de me seguir no Instagram e Youtube para ficarem por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Mais Acessados