Como são os costumes dos franceses no trabalho?

Hoje, venho dizer algo muito importante: você precisa saber como são os costumes dos franceses no trabalho. E por que digo isto? Bem, se você estuda francês e pensa em ir trabalhar na França, tenho absoluta certeza de que saber como são esses costumes de ajudará bastante!  É muito importante para além de se sentir seguro, conhecer quais são as principais diferenças entre a cultura francesa e a brasileira no quesito ambiente de trabalho. Com certeza isso vai ajudá-lo a ter uma boa integração profissional.

 

A sinceridade francesa

 

Costumamos no Brasil harmonizar as diferenças no trabalho, priorizamos preservar as relações e damos sempre aquele jeitinho para evitar algum conflito. Já os franceses gostam de revolucionar, são firmes com a sinceridade, usam do discurso direto e franco. Uma dica quando for trabalhar com os franceses é não levar alguma crítica para o lado pessoal, pois como são francos, vão querer te ajudar a ser o melhor.

 

Pontualidade é essencial 

 

10 minutos a mais e ninguém vai perceber? Não com os franceses! Pontualidade é coisa sagrada e séria para eles. O fato de chegar atrasado ao trabalho, será visto como falta de respeito e desorganização. Na França, o planejamento, antecipação, gerenciamento de prazos e riscos, e se antecipar a imprevistos, conta muito para se manter em qualquer empresa. Chegue uns 15 minutos adiantado ainda mais se for dia de reunião.

 

Amigos, amigos, negócios à parte

 

Separar a vida profissional do pessoal também é algo que os franceses lidam bem. Preferem conversar sobre qualquer assunto desde que não misturem assuntos pessoais, pois consideram ser invasão de privacidade. O importante para eles é trabalhar com um excelente profissional, independente se possuem afinidades ou não.

 

Firmes, gentis e decididos: assim são os franceses no trabalho

 

O francês enxerga o “copo vazio” mesmo se você achar que está cheio. Reza a lenda que são muito reclamões e que gostam da perfeição. Uma expressão comum que usam no trabalho é “c’est pas mal” induzindo que algo ainda pode melhorar. Respeite e valorize o “sim”, pois assumir compromisso é algo que não tem como voltar atrás por lá.

 

Os franceses gostam de cumprimentar o outro com dois beijinhos no rosto. No trabalho, cada um pode chegar em um horário, mas todos se levantam a todo momento para expressar essa gentileza. Também, você pode encontrar com a mesma pessoa dez vezes no corredor da empresa e sempre vai te desejar um bonjour.

 

Não se desespere!

 

Parecem muitos detalhes, não é? Mas acalme-se! Eu apenas os alertei sobre o comportamento dos franceses no trabalho, dando algumas pequenas dicas. É impossível para uma pessoa tímida e reservada começar a desejar bonjour a todos que passam por ela no corredor, contudo, é necessário para ela saber que os franceses irão fazer isto e outras coisas. Se você começar a já se programar para o modo francês de ser, quando chegar a hora não ficará perdido numa situação incomum!

 

Então, tenha em mente que uma coisa você pode ficar tranquilo: os franceses valorizam, incentivam e ajudam quem se esforça para falar o francês. Portanto, não se preocupe, pois a adaptação será mais fácil e simples do que imagina.

 

Não se esqueça de me seguir no Instagram e Youtube para ficarem por dentro de tudo sobre a cultura e língua francesa!

 

Bonne journée!

 

Bisous,

 

Elisa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Mais Acessados